sexta-feira, 30 de outubro de 2009

SANTIDADE, uma aliança de AMOR com JESUS!

“Agradável som será, se o meu viver também te agradar!”
(Walmir Alencar)


     Um agradável som...

     Imagine uma canção que chegaria aos ouvidos de Jesus e o faria lagrimejar os olhos de contentamento, sorrir e se alegrar em meio a tantas dores que o mundo provoca em Seu Coração!
     Querido (a), O Senhor nos ama e quanto a isso não há dúvida! Creio que muito Ele fez, faz e promete fazer em sua vida, e fará. O nosso Deus é doador, Ele se entrega a nós, se derrama por nós, Ele é Amor, o puro Amor!
     É tão bom agradar quem nos ama... Pois, com isso criamos vínculos, porque agradar quem nos ama também é amar! Sendo que o nosso maior vínculo é com O Senhor, nosso Deus Amado!
     A Palavra nos diz que nem as grandes águas não extinguirão o amor, nem as correntes poderão arrastá-lo! (Ct 8,7). Essa é a promessa de Deus para aqueles que dizem SIM ao chamado de se permitir ser amado e amá-Lo! O que nos falta, muitas vezes, é tomarmos posse verdadeiramente deste chamado.
      E como agradar ao Senhor? Como amá-Lo?
     Você pode dizer palavras de amor a Ele, você pode cantar em versos esse amor, e Ele gosta de ouvir você declarando verbalmente seu amor por Ele! Porém, o amor não é feito somente de palavras, muito pelo contrário. E nós podemos e devemos expressar esse amor por JESUS ao buscarmos viver a SANTIDADE. Essa é a ação do nosso amor por Ele!
      E viver a santidade é fácil? A resposta à pergunta é fácil, mas a busca pela santidade não! Porém quando Jesus disse: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24), você acha que Ele se referia a quê?! Justamente a busca da santidade, sendo que esse caminho consiste na procura por viver os mandamentos, as palavras do Senhor, é buscarmos viver o amor ao próximo, viver o perdão, também viver uma vida moral cristã: sem vícios, sem os frutos da carne: “(...) prostituição, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódios, brigas, ciúmes, cólera, intrigas, discussões, divisões, inveja, bebedeiras, orgias e outras coisas parecidas” (Gálatas 5, 19). Enfim, tudo aquilo que já sabemos que não provém de Deus.
     Amado (a), sinta-se neste momento tocado pelo profundo amor de Jesus e queira retribuir. Diante do tamanho amor de Deus, como ser o mesmo? Como continuar com as velhas vestes? Como?!! Não dá pra ficar quieto, O Senhor nos incomoda com esse Seu jeito de nos amar, Ele me incomoda, Ele te incomoda! Responda a esse incomodo... mexe-se: ore, ore, ore e ore mais! Peça forças ao Senhor para prosseguir e tenha coragem de renunciar tudo o que tem te afastado dos desígnios do Altíssimo. Mas, não desista de ser santo! Não desista dos propósitos do Senhor pra sua vida, Ele tem te reservado a vida eterna, o banquete dos bem-aventurados!!! Mas, para isso é necessário um viver consumido pelo grande sonho de Deus para você: A SANTIDADE!

     Agora, querido (a), imagine que a canção mais agradável ao seu Senhor e Amado Deus é o seu viver santo e reto! Quando você renuncia a si mesmo, pega a sua cruz e O segue, uma canção chega aos ouvidos de Jesus, os anjos cantam, os santos bradam “Aleluia” e em meio tanta festa... Jesus baila, dança, rejubila de alegria ao ouvir a sua canção de amor por Ele! É pessoal, cada um de nós “exala” uma canção única com a nossa busca pela santidade que chega aos ouvidos do Nosso Deus Uno e Trino de puro Amor!
Irmão, este é o apelo que Jesus te faz: seja acalanto ao meu coração! Cante a sua canção de amor por mim!
             No entanto, viver em santidade é uma decisão, decisão de dizer que você renuncia a vontade que não provém do Espírito, em busca de algo bem maior que é cumprir a palavra de Deus e o chamado para a santidade. É ser diferente dos padrões que o mundo prega, mas agir de acordo com o Espírito de Deus e não de acordo com a carne, para que exista e permaneça sempre dentro de nós o Espírito Santo de Deus que nos foi dado. Porque após tomar essa decisão você não é mais o que era antes, você é Nova criatura em Cristo Jesus e todas coisas velhas se passaram e tudo se fez novo (II Coríntios 5;14) e todos os seus pecados foram jogados no mar do esquecimento do Senhor, e o Senhor não se lembrará mais dos seus pecados, mas sim do novo homem que surgiu com a sua decisão....(1Pedro 1:15 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento.”)
                Sem dúvida, devemos ser santos, sem deixar de ser JOVENS! E amado(a), essa resposta ao Amor de Deus, ou seja, a Santidade precisa ser vivida em vários âmbitos da nossa vida. Às vezes, quando falamos sobre santidade, o nosso pensamento já liga essa palavra a castidade. Realmente, castidade está inserida no que se refere a santidade, porém, penso eu que pra ser vivida plenamente, a santidade deve ser experimentada também nas pequenas coisas. Penso também que um “pecadinho” puxa os “pecadões”, e em contrapartida quando superamos os “pecadinhos” ganhamos mais força para vencer os pecados mais difíceis na nossa vida, aqueles que assustam mais.
              A santidade pode começar a ser vivida, buscada numa fila que você não corta, numa caneta que você pega do chão para alguém, num sorriso que você dá com amor a alguém que passa por você na rua, no escutar (só escutar) o que as pessoas querem e, às vezes, precisam tanto colocar para fora em palavras, num “bom dia!”, na cordialidade, em não se enganar e nem enganar seus colegas e professores renunciando as famosas e nocivas colas durante as provas, em muitas vezes se calar quando alguém te chateia ou quando querem falar mal de alguém pra você. Vivamos a santidade tentando vencer todos os pecados da nossa vida, esse deve ser nosso objetivo, mas, se existe dificuldade pra colher frutos de santidade, arrumemos o solo, plantemos as sementes e cuidemos da muda, regando com muita oração, para que ela cresça, se estabeleça e dê muitos frutos.

                
Escrito por: Marilda da Fonseca (coordenadora do GOU Pastorinhos de Fátima), Luanda Cipriano (GOU Santo Inácio) e Paulo Machado e Silva (coordenador do Ministério Jovem de Ipameri-GO).

3 comentários:

apoiogou disse...

Fiquei emocionada ao ler o texto, mesmo que eu já tivesse lido na época em que estavamos preparando, mas como tudo que fazemos pra Deus, sempre nos toca primeiro e depois toca nas pessoas em que buscamos atingir.

Que vc possa abrir o seu coração ao ler esse texto e acreditar que a santidade é o melhor caminho...

bjs

Luanda

Carlos Eduardo Freitas França disse...

adorei o texto realmente viver a santidade é facil o dificil é busca-la, que todos ao ler essa linda mensagem sinta-se tocado assim como eu estou sendo neste momento, paz e bem para todos...t+

Tânia Tomás disse...

Aleluia!!!

Sabe, sou testemunha viva de que a santidade traz mtos frutos.. tenho experimentado com mto zelo a santidade no namoro... nossa! Qtas bênçãos!
"Eu quero ser santo... santo como Tu, Senhor!"